Wednesday, August 17, 2005

Festa anos 80

Pois é meninas....não resisti e acabei indo para uma festinha com o tema anos 80 como tantas outras que estão pipocando no país...um revival nostálgico do tempo da saia balonê, cabelo moicano, gel new wave no cabelo, rebeldia punk, rock Brasil e de outro lado o princípio "yuppie", o blazer com ombreira, Margareth Tatcher...
Fui com uma amiga e de início um louco bateu no carro dela...Ok...saimos anestesiadas do carro, ninguém se machucou, o carinha quase chorava ao ver a frente do carrão dele quase dividida .....não chamamos o SET, não anotamos a placa do carro, não pegamos o nome completo e o RG da figura...enfim, parece que tínhamos feito uma regressão à infãncia que tivemos na década de 80 e acreditamos no carinha, que com certeza é da geração anos 90..mas Graças a Deus o cara já pagou o conserto...
Quando a noite começa assim, o primeiro pensamento é: "Puta merda, nem devia ter saído de casa, o que esperar do que vem pela frente??...", "bem que minha mãe disse para ficar em casa", "por que eu insisti em sair hoje" etc, etc, etc...
Mas prosseguimos rumo ao " túnel do tempo" anunciado no flyer...a festa ainda estava vazia, alguns teenagers dançando loucamente na pista, como se estivessem em uma festinha anos 80...e eu não reconhecia nenhuma música, tavam tocando bandas mais alternativas, o lado B dos anos 80 que só mais velha fui conhecer...pensei: putz, como assim, a gurizada sabe mais do que eu?? Enfim, me lembrei que os anos 80 para mim não tinha nada de efervescência cultural, festinhas muito loucas, amigos junkies e aquela loucura rock n´roll...eu era uma criança/pré adolescente que assistia televisão ( Balão Mágico, Bozo, Tv Pirata, Chacrinha) e escutava rádio direto, as músicas que me vêem a mente são os "hits", muitos trashs..enfim...me perguntei, cadê aquelas 10 mais que eu escutava e muitas vezes nem entendia... de repente começa a tocar: " Não posso mais viver assim ao seu ladinho...por isso colo meu ouvido num radinho de pilhaaaaaaa"...pronto, me achei, a partir daí só pérolas: Michael Jackson, Paralamas, Legião, Ultraje a Rigor, Cazuza, Raul, A-ha.... só faltou aquele momento "música lenta" que tinha que ter em todas as festinhas de pré-adolescentes naquela época...hehehe, de repente me lembrei de um detalhe que não podia faltar em nenhuma festa que eu ia: a luz em câmera lenta, vcs se lembram??? Nossa, era o máximo...todo mundo ficava fazendo mil gestos, a dancinha do Michael Jackson naquela luz... era a sensação...só perdia para o show do Jean Michel Jarre (eh assim que se escreve) que era uma explosão de luz laser, ou melhor, raio laser...
Subimos para o outro andar para escutar as músicas do outro DJ e lá estava ela: luz em câmera lenta...um barato...todos os gestos nos mínimos detalhes... a-m-i-g-a, v-a-m-o-s n-o b-a-n-h-e-i-r-o-?-?, me perguntou Emília,cada letra uma pausa naquela luz....hehehehe, C-l-a-r-o, respondi...já estava meio zonza...mas por alguns instantes, a câmera lenta me fez lembrar momentos ternos dos meus anos 80, minha infãncia, as festinhas, uma certa alienação por ser tão bombardeada pela mídia naquela época e não procurar o que estva além das rádios, da TV, dos filmes de Hollywood( coisas superadas depois, claro..), o colégio, os primeiros shows ( ok, confesso, fui no show dos Menudos e do A-ha..), meus pais mais jovens, meus amigos de infãncia da Base Naval ( nós morávamos em uma espécie de conjunto de casas da Marinha, afastado de Salavador, e tínhamos como hino a música Tédio, do Biquini Cavadão...)...saí de alma lavada...afinal, em que outra época eu poderia dançar Gretchen, fazer um corte de cabelo tipo mullet, me empolgar com os Menudos sem medo de ser feliz??hehehehe..é isso aí, viva os anos 80, seja de que forma vc aproveitou!!

Beijinhos,

Nevasca

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ai! O blazer com ombreira e' dose! E o pior e' que eu achava lindo! Meu sonho era ter uma jaqueta de ombreiras monstruosas igual a da Xuxa, hihihihi...

18/8/05 09:54  
Anonymous Anonymous said...

celoca,
aqui no rio tem a festa ploc , que tem como tema os anos 80. Ha uns 2 meses eu fui numa fsta dessas e tentei explicar para uns amigos numa conversa de bar a sencao de rever coisas coisa que eu vivi sem me envolver ...eu tbm era crianca...vou imprimir o seu texto que é a melhor traducao do que eu tentei explicar e nao consegui.
beijos,
laura

19/8/05 10:21  
Blogger A. (Ana Carolina) said...

Bom... eu nunca gostei de jaqueta com ombreira... mas tinha varias...
estranho!!!

Foi otimo ler isso... luz camera lenta... sensacao!!!!

19/8/05 18:01  

Post a Comment

<< Home